Sabemos também que é dever de todos (e dos governos) diminuir esta discrepância. E sabemos que há quase duas décadas os governos tem realizado um bom trabalho (Uns mais do que outros) no sentido de plantar árvores (umas mais caras do que outras) e conter o aumento da "ilha de calor" gerada pela urbanização.
Sinceramente não confio muito nos números de árvores plantadas! Acho eles muito eleitoreiros, fora que de 10 árvores plantadas 9,5 morrem por mal tratos, falta de cuidado ou vida curta.
Isso não pode acontecer! E fica cada vez mais claro isso!
Cada árvore que desaparece na cidade equivale a umas 3 pessoas a mais fazendo inalação, mais 6 pessoas com irritabilidade, mais 1ºC nos 10m ao redor dela e menos 40% de umidade nos mesmos 10m de raio!
Isso vira uma bola de neve! (Ou seria de fogo?!)
Eu, ao plantar uma árvore municipal, inseriria daqueles chipes numerados (Semelhante ao colocado nos amimais certificados). Daí, no site da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, haveria um link de acompanhamento dizendo o tipo de árvore, endereço, data de plantio, idade para a "maturidade" e expectativa de vida. Além disso, poderia ter uma galeria de fotos (não precisa tirar foto mensalmente, pode ser a cada biênio), acompanhamento de podas, outros cuidados e observações.
Ainda mais! Poderia-se classificar as árvores por bairro, tipo, se frutífera ou não, que tipos de pássaros ela atrai, se ela está na lista de ameaçada de extinção ou não, em qual nível de ameaçada ela está, em qual tipo de vegetação ela se enquadra, etc e tal... isso poderia incentivar as pessoas a fiscalizar as podas, o plantio, a utilizarem os parque e praças (Ao invés de todo mundo ir somente no Ibirapuera e no Villa-Lobos!), a prestarem atenção nas espécies e no trabalho de preservação e em podas e derrubadas ilegais.
Realmente isso seria um custo maior no plantio das árvores, no sistema de informação da prefeitura, nas podas, etc e tal, mas seria muito mais coerente do que só plantar um "galho seco" no chão e nunca mais voltar lá.
Digo isso pois, Quem fiscaliza estes números?!
Um exemplo real (Se quiserem é só passar por lá para verem): Devido as obras do Complexo Anhanguera, a Autoban e o Governo do Estado, que são responsáveis pela construção devem compensar o corte das árvores nas proximidades da rodovia plantando novas em outros lugares. Isso foi feito, inclusive árvores ameaças foram transplantadas para locais onde não seriam incomodadas. Novas árvores, muitas já grandes, foram plantadas nos canteira e calçadas da região. Passadas as semanas algumas árvores eram apenas galhos secos e, após a grande tempestade de sábado, dia 7 de fevereiro, quase todas foram destruídas!
Você acha que replantaram as árvores que caíram/morreram? Acho difícil (Exceto - claro - quando forem inaugurar e tudo deverá aparecer bonitinho na televisão!)! Mas vamos fiscalizar!
Até.
___________________________
Mais aqui.







Nenhum comentário:
Postar um comentário