terça-feira, abril 03, 2012

Tou meio puto com o TG

Pra pindurar na parede.

Ao terminar de ler as regras para o Trabalho de Gradução (Disponível Aqui ou em PDF.), ficou claro que o intuito da faculdade não é gerar conhecimento e o profundamento dos alunos nas áreas e conteúdos estudados durante o curso, mas sim uma aprovação Fast Food, sacramentada com um estandarte a ser exibido (em forma de propaganda egoísta e governamental) aos frequentadores do prédio da instituição.

Como vocês podem perceber... Hmmm... Interessante.


Não há relatório sobre o conhecimento gerado, muito menos um exemplar para ser deixado de consulta na biblioteca, difundindo o tema exposto a outras turmas, podendo ser utilizado por outros. Há um pôster, como os de estágio científico, cujo o conteúdo será pasteurizado pela medida da folha de papel (70 cm x 100 cm), pelo curto tempo para apresentação e arguição, pelas áreas de estudo restritas, pela preguiça de docentes em coordenar alunos e ler seus relatórios. A atribuição de qualidade será quase maternal, um A de aprovação ou R de reprovado.

... mas tem uma pastinha de papel de carta (Portfólio), que será acompanhada pelo orientador.

Não há possibilidade de realizar o trabalho só! Você estará preso num grupo e o grupo a você. Nisso, não há notas individuais, o mais brilhante aluno afundará com todos os outros.

Recebeu uma estrelinha no final do ano. =)

Cada orientador (dos seis da lista, no anexo A), poderá acompanhar até três grupos na área em que lhes cabe. Se não houver mais orientadores, se houver mais grupos para uma mesma área que o permitido (ao menos o livre-arbítrio dos discentes preservaram) ou se o tema escolhido nao estiver na lista de áreas, será um cataclisma!

Isso me lembra o ginásio, quando instauraram a aprovação em ciclos, na Prefeitura de São Paulo. Quando ensino, já degradado por questões econônicas, desabou pela desmotivação dos alunos (que já não reprovavam mais) e dos professores.

Sem mais,


Fred.

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PS 01: A lista de áreas no Anexo A é para COMEX, não para Transporte Terrestre, mas isso não tira a relevência da minha postagem e abre mais uma questão: Se o trabalho pressupõe a aplicação/desenvolvimento dos conteúdos estudados durante o curso, o que fazer com um trabalho interdisciplinar (que é o próprio TG)?

PS 02: Figuras retiradas de: Aqui, Aqui, Aqui e Aqui.

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