quinta-feira, março 25, 2004

Ídolos

A maioria das pessoas acha a música lírica uma "coisa de velho". Ora! Todos que gostam de teatro deveriam amar este tipo gênero: TEATRO + MÚSICA.

"Quem não gosta, bom sugeito não é!" (Ou nunca teve a oportunidade de ver, ainda!)

As primeiras pessoas que surgem na cabeça dos mortais que não conhecem música lírica são sempre: Monserat Caballé (Quem não lembra dela cantando com o Freddie Mercury [Queen]), Lucciano Pavaroti (Muito POP!), Jose Carreras (Acho muito arrogante.) e Placido Domingo (Acho ele legal!)...

Mas quem se lembra de Caruso?! Não estou falando daquela música que o Luciano (Aquele do Zezé [Ou será ao contrário?]) cantou! Estou falando do cara no qual a música se refere!


Caruso como Mario - Tosca.

Considerado o melhor tenor de todos os tempos, Enrico Caruso, que viveu no final do século 19 e começo do século 20 (1876 - 1921), foi um gênio do canto. Sua maneira de utilizar a vibração toráxica deixava a voz com uma aparência de masculinidade, força, apesar de ter conservado aveludada a sonoridade, de modo que era comparada ao som de um violoncelo.

Caruso foi o primeiro tenor a gravar comercialmente em grande quantidade (Além disso, primeiro tenor com carreira internacional, num tempo em que viagens eram feitas por navio, ), muitos atribuem a popularização do gramofone ao fato de Caruso ter gravado sua voz e oferece-la ao público.


The Enrico Caruso Museum of America

[/me escutando Lucciano Pavarotti - Caruso...]


Caruso como Canio - Pagliacci.

O primeiro tenor do Metropolitan até o ano de sua morte. Inúmeros tenores, fascinados por sua voz e suas interpretações, o imitavam. Sua popularidade também estava na maneira napolitana de cantar as canções de sua terra. Ele levou ao mundo conhecer, através de concertos e mesmo das gravações, as mais belas canções napolitanas e italianas da época, e o sucesso foi tanto que mesmo os atuais tenores as cantam em seus concertos.

Fumante (Principalmente de charutos.), sua morte é cheia de controvérsias na causa, contudo acredito que era inevitável seu mal (FUMO + CANTO = MORTE!).

Até.
Share/Bookmark

Nenhum comentário: