Acordei hiper-cedo! Mal tomei meu café e o Remi chegou, me levou à rodoviária. Enquanto esperava o ônibus foi aparecendo os montanhistas (Chamaria de Alpinistas, mas os Alpes ficam em outro continente, talvez "Andesistas" seja a denominação correta.), o pessoal local e os mochileiros...
Os "andesistas" desceram em Penitentes, uma estação de sky onde o pessoal que vai subir o Aconcágua treina... Claro! Nessa época do ano não há neve... só grama e rochas.
Conheci um grupo de estudantes, dois de João Pessoa, um do Mato Grosso (Mas estudando de POA.) e outro de Curitiba, conversamos pacas sobre o caminho que iriam fazer, o que iriam ver, onde ficariam... e lá se foram as (quase) 4:00 horas de viagem até nossa primeira parada. No caminho, moradores e trabalhadores das montanhas que sobem e descem do ônibus, escolas, restaurantes, hotéis...
Descemos em Puente del Inca e ventava, e frio, pra caramba. Meu ouvido começou a doer assim que altei do ônibus, acho que foi o choque térmico entre o calor dentro do busão e o vento gélido do alto dos Andes. Coloquei minha blusa, tiramos fotos, comprei um ocarina na feirinha e eles me pediram para explicar como a tal "ponte" se formou.
Lá fui eu explicar os efeitos das deposições e dos sistemas glaciares, além da Tectônica de Placas, choque de placas, elevação dos Andes, dissolução e termalismo hídrico.
Me senti útil pela primeira vez desde que terminei a faculdade! Senti minha faculdade útil! Amo a geofísica, amo a geologia e os processos da Terra... só não gosto do que faço atualmente, me sinto subutilizado, um simples apertador de botões!
Separei-me deles, desci até Uspallata enquanto eles soram mais adiante, até Las Cuevas. Lá tirei fotos, entrei na net, escrevi pacas...
Ah! Luís! Eu o ví e ele é lindo! É alto, é branco, quieto mes com presença, imponente... sabe daqueles que impões respeito?! Fiquei quieto enquanto o contemplava, tirei foto, me senti um nada nos mistérios da Terra e do Universo... o vento balançava as árvores e eu lá, sozinho, o olhando cara-a-cara!
Acho que todos devem contemplar a cordilheira ao menos uma vez na vida! E o ponto mais alto da América também! Quero o Aconcágua pra mim!
Voltei pro hotel morto! Dormi... dormi... dormi... nem liguei pra casa, entrei na net e comi algo no hotel. Torci para entregarem minha roupa lavada mas não recebi nada! Quem sabe amanhã, antes de ir embora?!
Voltei a dormir...
-------------------------
PS: O tempo aqui engana muito no verão, são 21:00 e parecem 17:00!
sábado, dezembro 29, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário