sábado, dezembro 29, 2007

Enfim... Orgasmo!!!

Acordei hiper-cedo! Mal tomei meu café e o Remi chegou, me levou à rodoviária. Enquanto esperava o ônibus foi aparecendo os montanhistas (Chamaria de Alpinistas, mas os Alpes ficam em outro continente, talvez "Andesistas" seja a denominação correta.), o pessoal local e os mochileiros...

Os "andesistas" desceram em Penitentes, uma estação de sky onde o pessoal que vai subir o Aconcágua treina... Claro! Nessa época do ano não há neve... só grama e rochas.

Conheci um grupo de estudantes, dois de João Pessoa, um do Mato Grosso (Mas estudando de POA.) e outro de Curitiba, conversamos pacas sobre o caminho que iriam fazer, o que iriam ver, onde ficariam... e lá se foram as (quase) 4:00 horas de viagem até nossa primeira parada. No caminho, moradores e trabalhadores das montanhas que sobem e descem do ônibus, escolas, restaurantes, hotéis...

BusãoPuente del Inca
Puente del IncaHotel destruído, capela e Lua


Descemos em Puente del Inca e ventava, e frio, pra caramba. Meu ouvido começou a doer assim que altei do ônibus, acho que foi o choque térmico entre o calor dentro do busão e o vento gélido do alto dos Andes. Coloquei minha blusa, tiramos fotos, comprei um ocarina na feirinha e eles me pediram para explicar como a tal "ponte" se formou.

Lá fui eu explicar os efeitos das deposições e dos sistemas glaciares, além da Tectônica de Placas, choque de placas, elevação dos Andes, dissolução e termalismo hídrico.

Me senti útil pela primeira vez desde que terminei a faculdade! Senti minha faculdade útil! Amo a geofísica, amo a geologia e os processos da Terra... só não gosto do que faço atualmente, me sinto subutilizado, um simples apertador de botões!

Separei-me deles, desci até Uspallata enquanto eles soram mais adiante, até Las Cuevas. Lá tirei fotos, entrei na net, escrevi pacas...

ELECemitério dos Andinistas
Vai uma Cerveza?Em uma parada qualquer...


Ah! Luís! Eu o ví e ele é lindo! É alto, é branco, quieto mes com presença, imponente... sabe daqueles que impões respeito?! Fiquei quieto enquanto o contemplava, tirei foto, me senti um nada nos mistérios da Terra e do Universo... o vento balançava as árvores e eu lá, sozinho, o olhando cara-a-cara!

Acho que todos devem contemplar a cordilheira ao menos uma vez na vida! E o ponto mais alto da América também! Quero o Aconcágua pra mim!

UspallataUspallata
Sete anos no Tibet.Andes


Voltei pro hotel morto! Dormi... dormi... dormi... nem liguei pra casa, entrei na net e comi algo no hotel. Torci para entregarem minha roupa lavada mas não recebi nada! Quem sabe amanhã, antes de ir embora?!

Voltei a dormir...
-------------------------
PS: O tempo aqui engana muito no verão, são 21:00 e parecem 17:00!
Share/Bookmark

Nenhum comentário: