sábado, dezembro 29, 2007

Run Lola, Run!

Correndo... minha (meia) diária termina às 18:00 e são 17:30, só estou com o banho tomado e a mala está vazia, tudo "jogado" no quarto... Tenho que ver como vou colocar as coisas que comprei... não consegui dar a última passada na Calle Florida e na Galeria Pacífico para comprar o que minha mãe me pediu. Ví no Caminito, ontem, mas estava tão cansado que desisti de voltar à loja e comprar.

Acorder cedo hoje, mas só consegui levantar da cama às 09:00, ainda porque iria perder o café se não levantasse.

Peguei o metrô (Muito cheio! Talvez por hoje ser um dia comum de trabalho!) até o cemitério, fui ver o túmulo de Gardel! Muito legal o cemitério, existe uma ala com vários pisos, um cemitério vertical!!! (Lembrei da Giu na hora! Dizendo que cemitério só ocupa espaço e que depois de morto se deveriam cremar!)... tudo muito bem feito para economizar espaço, tudo de mármore branco!

Cemitério VerticalTúmulos
Enfim Gardel!Homenagens


Pra variar me perdi (Não havia um "guia/mapa" como no Recoleta.)... Perguntei à guarda na estrada "onde ficava o Bendito do Túmulo?" e ela me disse:

- Anda dos quadras, vira a esquerda e más tres quedras"

Ok, então! Repeti o que ela me disse em voz alta, ela me confirmou e fui... Fazer o quê?! Fiz o que ela disse e não achei nada!!! Por sorte, depois de andar alguns quinze minutos entre os mausoléus, um casal que limpava o túmulo da família e voltava ao carro (Carregando balde e vassouras.), me foram muito solícitos em indicar o caminho correto.

Acho muito legal isso, sabe... isso! Parece o começo do filme "Volver", "perdido" no meio do cemitério ví várias pessoas limpando os túmulos/mausoléus, eles entram lá dentro, dão brilho nos metais, nos vidros, fazem serviço completo... trocam as flores velhas deixando novas. Não era um cemitério "jogado" e sujo como o Recoleta, também não tinha turista algum! Só ví um que chegava quando eu saia... Como eu sei?! Quem vai de bermuda, mochila e garrafa d'água na mão num cemitério?

:P

Indo para o portão vi um túmulo lindo (Se você me permite dizer que um túmulo é lindo!)! Acho que o mais lindo que já ví! Tirei fotos e depois eu posto!

Túmulo Lindo!São condores!


De um modo geral o Cemitério de la Chacarita é bem mais cuidado que o Recoleta, muito mais espaçoso também!

...

Depois fui às compras! Fiquei rodando pelo Shopping Abasto (Que também é a primeira construção em concreto armado da Argentina), comprei na Zara, um sapato em outra loja e o meu perfume, pois acabou... Ia pegar um taxi para voltar mas resolvi ir de metrô.

A atendente da boleteria foi muito mal educada! Pedi uma passagem e ela não disse se tinha ou não, só foi dizendo "Dos". P. Q. P.! "Dos" o quê?! "Dos" pesos? "Dos" horas? "dos" dedos no seu cu? "Dos" aspirinas? Gardenal? "Dos" Lexotans com vodka? "Dos" o quê?! ... Nessa dúvida cruel eu entreguel "dos" pesos, $ 2,00, ela me deu o cartão e disse "Son uno e quarentcha". Daí eu entendi que eram duas passagens! Caramba! FALA EM LETRA DE FÔRMA!

Subte lotadaço! Eram 15:10 e parecia Sampa às 17:30! Também, dá pra fazer tudo de metrô!

...

Me despeço de Buenos Aires com uma garoa fina, o taxista fez um caminho que não gostei, entrou na 9 de Julio bem no rush! Gostaria que ele seguisse e fosse pela Colón, por baixo, mas, enfim, chegamos, 40 minutos e $ 14,00 depois.

A rodoviária do Retiro é um grande corredor com gente correndo e amontuada por todo o lado... Liguei pra casa num telefone ruim e fui dar uma volta...

...

Acho que uma das maiores invenções da humanidade (Além da lâmpada, do interruptor, do vaso sanitário, papel higiênico ultra-macio, descarga e mais um bocado de coisas que não vale citar agora.) foi a mala com rodinha... Onde já se viu aquela crise de Atlas! carregar tudo nas costas não é comigo (Vou me desvencilhar dos encostos!)!

...

Parei em um quiosque (KIOSCO) e pedi uma Coca, assim que pedi o cara sentado ao meu lado virou pra mim e disse bem alto:

- PORTUGUÊS?!

- Não! Brasileiro (Se você refere-se à nacionalidade.)! Mas ambos falamos português!

Então ele disse que não entendia, que só falava "castelhano" e me perguntou se eu falava... ficou espantado por eu viajar sem fluência alguma em qualquer idioma. Bom, o meu espanhol está todo rasgado e agulhado e o meu inglês tropeçou de vez e caiu morto! Então estoy acá media portugesa, meia marguerita... quer dizer, half english, meia espanhola (Se é que existem três metades!)...

Ele me pediu para ensinar-lhe português e eu disse que dependia muito do que ele queria aprender, pois existem diversas situações. Então, comecei com o palavriado básico: Bom dia; Obrigado; Boa noite; Mulheres; Caipirinha; Cerveja; Mulata; Samba; Saudade; Como vai você?; Filho de uma puta!; etc e tal.

Ele me disse que gostaria de ir ao Brasil, perguntou das mulheres, perguntou o que eu fazia (Por que todos se espantam quando digo que sou geofísico?!), o tempo abriu e fez um entardecer lindo! O americano se foi para Iguazu (Paraguay) visitar amigos e eu fiquei esperando meu ônibus (Onde escrevo estas palavras.). Não perguntei seu nome, mas sei que ele é do Texas.

Ah! Quando nos despedimos eu disse que o português dele estava ótimo! Que já poderia visitar o Brasil pois todos entenderiam, mas o precavi sobre sacanagens linguísticas que ensinam em português aos extrangeiros (Como se eles não fizessem o mesmo conosco.)... e como última lição pedi a ele que repetisse comigo:

- Eu já sei falar português!
- Eu sei falar português também!
- Eu também!
- Boa viagem!

...

Enfim o ônibus chegou, meia hora atrasado! Subimos, não estava cheio, sentei na última poltrona, no lado oposto do corredor um casal, como havia lugar na "primeira classe" o "comissário de bordo" transferiu o casal para lá, então fiquei praticamente sozinho no andar de cima (Só o fato da transferência do casal para um lugar mais confortável me deixou com uma impressão boa sobre a empresa, a Andesmar.). Digo sozinho, mas o Enzo está comigo!

Paramos em mais três terminais na Grande Buenos Aires. Não entrou muita gente mas o banco antes ocupado pelo casal foi ocupado por uma garota de uns 20 anos.

O "comissário" é muito gente boa, pergunta a todos se está tudo bem! Agora a pouco serviu o jantar, algo como salada de arroz com legumes (Se é que existe salada de arroz!), risoto com frango, refrigerante, pão e algo parecido com um flan de milho (Ou será mingau?). Bem, só sei que a menina ficava me olhando toda hora pra ver por onde eu começava (Parecia gente em aula de etiqueta.)... lógico, pela salada!

Enzo e Eu Mochilando!Vinhedos...
Vista do meu Quarto...Linda, não?!


Comi e dormi olhando as estrelas na estrada! Acordei já de manhã, no meio do deserto, em uma barreira sanitária para entrar em Mendoza.

Mais algumas dezenas de quilómetros e chegamos, às 11:00...

Até pegar as malas, ligar pra casa, comprar a passagem para Santiago ($ 50,00) e pegar o taxi já era umas 12:30. Aliás, quando fui comprar a passagem na Andesmar, só havia um lugar ocupado, a poltrona 10, que é do lado esquerdo, como eu sabia que esta era a melhor vista, comprei a de número 11, ao lado! Espero que a pessoa da poltrona 10 seja legal.

MendozaPlaza España
Plaza EspañaFuga e Risco Sísmico


Tomei um bom banho, demorado, e fui rodar a cidade (Que já tinha sido apresentada a mim pelo taxista, quando me levou ao IBIS.), eram umas 14:00 e nada aberto, apenas alguns restaurantes e lojas maiores... Na Argentina tem isso, hora da siesta, então eles só começam a abrir as lojas entre 15 e 17:00.

Almocei no Mc, andei pelas praças e calçadões até às 16:30, então peguei um taxi e fui pro hotel.

Tomei outro banho, dormi e acordei às 21:00, ainda claro, entrei na net e jantei um Pollo com Papas Fritas e Gaseosa ($ 22,00) no hotel mesmo. Depois fui a um barzinho e voltei, pra dormir, já que meu ônibus para Puente del Inca saia às 07:00 da matina!

É isso!
----------------------------
PS: Após passarmos pela barreira sanitária, o "comissário" (Qual é o nome para ônibus?!) nos serviu o café da manhã e fizemos um bingo valendo alfajores (Não ganhei nada pra variar!)... me perguntaram se eu sabia jogar bingo e expliquei que sabia sim, que era comum no Brasil (se eles soubessem da missa a metade. :P ).

Bingo! Bingo!


PS 2: Meu quarto tem vista pra cordilheira! Lindona!

PS 3: Aproveitei que fui comprar a passagem para Santiago e já comprei a passagem pra Puente del Inca... vou fazer o Alta-Montanha por conta própria! Paro onde quero, tiro fotos, leio meus guias e escrevo o necessário!

Wii ... quer dizer, PS 4: Quando entrei no IBIS Mendoza (Que não é muito bem em Mendoza, é na Grande Mendoza.) só haviam mulheres. Fiz meu check-in e perguntei à recepcionista como era a cidade, o que tinha de legal para fazer a noite, etc... ela foi hiper seca comigo! Não chegou a ser mal-educada mas foi seca... ela vai ver o que é bom! Acho que as mulheres na Argentina mantém este certo distanciamento nas relações trabalhistas... achei os homens menos formais, mais acolhedores.

PS 5: Aproveitei o tour pela cidade e comprei uma caixa grande de Alfajores da Havana, alguns estou comendo agora.

PS 6: Ah! procurei feito doido um adaptador pra carregar as pilhas da Cam, tive que comprar doi pois os pinos não se encaixavam ($ 4,00)... foda!
Share/Bookmark

Nenhum comentário: