sábado, janeiro 12, 2013

Coconut Jam Slice
Pedaços de Coco com Geléia

Segue uma das receitas que fiz nessa virada de ano, foi retirada do livro Commonsense Baking, da Murdoch Books. Foi um achado que comprei no subsolo do Queen Victoria Building, em Sydney, numa loja de artigos para cozinha chamada Victoria's Basement, uma bagatela que paguei AUD$ 10,00 em cada volume (O "Volume dois/um" chama-se Commonsense Cooking.).

Tempo de preparo: 30 minutos ou mais...
Tempo total cozinhando: 45 minutos
Serve: 20 pedaços

O do Livro (ESQUERDA) e o Meu (DIREITA).


Original (Inglês)


“Abrazileirando”


Ingredientes


125 g (4 ½ oz/1 cup) plain (all-purpose) flour
60 g (2 ¼ oz/½ cup) self-raising flour
60 g (2 ¼ oz/½ cup) icing (confectioners’) sugar
150 g (5 ½ oz) unsalted butter, cubed
1 egg yolk
160 g (5 ¾ oz/½ cup) strawberry jam
125 g (4 ½ oz) caster (superfine) sugar
3 eggs
270 g (9 ½ oz/3 cups) desiccated coconut

125 g (1 xícara) de farinha de trigo
60 g (½ xícara) de farinha de trigo com 2 colheres-de-chá de fermento misturado
60 g (½ xícara) de açúcar
150 g de manteiga sem sal, em cubos
1 gema de ovo
160 g (½ xícara/1 pote) geléia de morango
125 g de açúcar
3 ovos (e a clara do outro ovo)
270 g (3 xícaras) coco ralado

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC (350ºF/Gás 4). Lubrifique ligeiramente uma forma pouco profunda 23cm (9 in) e cubra o fundo com papel manteiga, deixando o excesso pendurado em dois lados opostos. (O papel vegetal é uma boa, pois você precisará desenformar após frio, e é o melhor modo para que você não precise realizar malabarismos. Como não tinha papel manteiga, só untei a forma de modo tradicional, de modo que você conseguisse retirar a peça... Resultado: MALABARISMO!).

Coloque a farinha e o açúcar de confeiteiro em uma tigela grande e esfregue a manteiga usando as pontas dos dedos uma colher até obter uma mistura fina e friável. Misture a gema de ovo e uma mistura homogênea. (Como minha manteiga estava bem dura por culpa da geladeira, coloquei a mistura uns 20 segundos no microondas. Depois, foi muito mais fácil misturar com a COLHER.)

Pressione a massa na assadeira e leve à geladeira por 10 minutos.

Asse por 15 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar, em seguida, espalhe a geléia uniformemente sobre a massa.

Bata o açúcar refinado e ovos em uma tigela pequena até ficar cremoso (Bati tudo na mão! :P ), em seguida, misture o coco (Como foi difícil encontrar coco desidratado sem ser adoçado, acabei usando dois pacotes do adoçado e um sem adoçar pra. -_- ). Espalhe a mistura sobre a geléia, pressionando suavemente para baixo com as costas de uma colher.

Asse por 25-30 minutos, ou até ficar levemente dourada (No meu caso foi a segunda opção, 30 minutos.). Deixe esfriar na assadeira, em seguida, levante pra fora da assadeira, utilizando o papel como alças. Corte em pedaços. (Como não tinha papel manteiga, tive que fazer o malabarismo básico para se retirar algo da assadeira cujo lado de cima DEVE FICAR PRA CIMA. Resultado: use DOIS pratos.).

Nota: Guarde em um recipiente hermético por até 4 dias.

Até.
Share/Bookmark

Nenhum comentário: