segunda-feira, abril 22, 2002

Domingo de Feriado

Pow,

Não vou deixar aquela mensagenzinha de má sorte me derrubar... onde já se viu... por isso que eu prefiro o horóscopo, ele nunca diz coisas ruins...

^^

E ontem quando estava trabalhando (até agora não acredito que fui trabalhar em pleno um domingo de feriado). Tivemos duas escolas vizitando o "Museo de Ciências" (já imaginaram, duas escolas num domingo de feriado) só que uma escola estava marcada e outra não (foram vizitantes espontâneos, apesar de mais de 30 pessoas) aí minha surpervisora me chamou:

- Fred, dá para você e o Roberto pegarem estas duas turmas?
- É uma escola?
(Pow! mais trabalho, ainda mais hoje que o "museo" está cheio e é domingo e feriado)
- É que o professor deles parece que pediu um trabalho sobre algum experimento que nós temos na área da física, dá para vocês dois apresentarem a área para eles e depois eles escolhem o que acharem melhor.
- Nossa, Chris! Os alunos se organizaram para vir aqui, ainda mais num domingo de feriado?
- É, para você ver...

Então apresentamos os recados que damos a todos os grupos antes de entrar no "Museo" e eles entraram... (Por Murph, peguei o grupo mais chato)

Como a área da Física estava um pouco cheia, resolvi mandar eles num local onde quase sempre está vazio, a Termo (Não que a Termo não seja uma das áreas da Física, mas... é bem mais vazia) O monitor que estava lá apresentou rapidinho o que deveria apresentar e, então, fui apresentar a "Bobina de Tesla" apresentei tranquilo (exceto pelas brincadeirinhas bobas do pessoal ... Mas dei choque neles HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!).
Até aí tudo bem... depois apresentei o "Gerador de Van de Graaff" e todos os outros equipamentos até que algumas meninas me pergutaram:

- O que é aquilo?
- Ah! Aquilo? É um painel contando a história do Universo (Noto alguns olhares de desgosto e outros do tipo: "mais tranqueira vem aí"), vocês querem que eu explique?
- Sim... (Foi um sim tão chocho que decidi torturá-los)


Comecei a explicar o principio do Universo até que, quando estava na parte da "sopa cósmica", um dos garotos me interrompeu:
- Me desculpe mas eu não vou ficar escutando isso!
- Ok, você pode ir então, não estou obrigando ninguém a ficar aqui, vai do seu livre-arbítrio. Mais alguém?
(Maldito!)
Retomei a explicação... passei pelo começo das galáxias, falei das estrelas e da morte delas, disse de uma galáxia em especial, a Via Láctea, e dos sistemas solares que a compõem... Disse sobre o princípio de um sistema solar em especial, o nosso sistema solar, do sol e dos planetas e sobre um em especial, o nosso, único com vida formada.
(Conforme eu contava via nos olhos do pessoal que eles não acreditavam [e nem faziam questão de acreditar] no que eu contava)
Disse que no princípio a Terra era quente e ácida e que uma das moléculas de ácido em especial, o ácido desoxirribonucléico, "principiou" a vida pois este vivia da síntese de outros ácidos e foram se juntando em partículas maiores e formando seres, estes serem foram, primeiramente vegetais e posteriormente criaram animais, etc, etc, etc...
Depois contei sobre uma espécie animal em especial, os primatas, e sua evolução até o Homem Moderno (que é apresentado lá por um astronauta), nisso uma das meninas me interrompe e diz:
- Desculpa te interromper mas, e Deus?
- O que tem Deus?
- Ele não participa de nada?
- Não, este painel conta a história do Universo segundo algumas teorias científicas, estas não tem a participação de deus.
- Por que os cientistas costumam separar deus da ciência?
(eu, já sacando o que ela tava querendo (e as outras também, pelos olhares) já ataquei)
- Não que eles separem, ao contrário, muitos cientistas crêem em deus, etc, mas normalmente as teorias são fundadas em coisas sólidas, que são observadas no dia a dia...
- Sei.
Eu me apoiei no tablado do painel:
- Me desculpe se eu vou ofender alguém agora.
- Pode dizer.
- Mas... na minha concepção, sua religião é o que você crê. Se os cientistas crêem nessa teoria, isso é a religião deles, e digo mais, cada religião tem a sua teoria cosmogônica, os índios tem uma teoria cosmogônica, os árabes tem outra teoria cosmogônica, os incas tinham outra teoria, os egípcos outra, a blíblia tem outra teoria cosmogônica, vai da sua fé qual delas você deve acreditar, como eu disse para seu amigo: "você tem livre-arbítrio, eu não seguro ninguém aqui", vocês me disseram que eu poderia explicar o painel e nesse painel nós contamos o que os cientistas crêem... lógicamente eu contei por cima e você podem encontrar isso muito melhor exemplificado nos livros.

Pow...

Disse também que muitos cientistas acreditam em deus, etc... que até os matemáticos acreditam em deus e podem explicá-lo por teoria de conjuntos e alguns teoremas básicos... etc...

Mas o que me deixou puto mesmo foi a falta de educação do cara...
"- Me desculpe mas eu não vou ficar escutando isso!"
Não vou ficar escutando isso num domingo de feriado! Eles me pedem para explicar e eu tenho que levar as pancadas, além disso, se ele queria aparecer, que colocasse uma melancia na cabeça como todos fazem...

^^

:P

Share/Bookmark

Nenhum comentário: