sábado, agosto 07, 2010

Trincas nas paredes...
Um pouco revoltado!

Estou aqui, num café, sozinho, com um pouco de frio e enquanto espero meu pedido chegar observo ao redor...

Na verdade, por haver tremores, ficamos um pouco procurando ou querendo crer que cada trinca no reboco fora causada pelo terremoto de março. Erro nosso! Se nós "abençoados por deus e bonitos por natureza" temos milhões de construções com trincas (quando não são construidas com areia de praia, ou com fundações pouco profundas ou, então, encontram surpresas geológicas!)! Minha casa mesmo, o asfalto da rua em que moro a 30 anos, a casa do vizinho da frente, a igreja.

Como geofísico sou obrigado a acreditar que a Terra não é estática! E é verdade! Os terrenos não são sólidos e, sinto dizer, não há surpresas geológicas! A terra muda e sua estabilidade ou instabilidade depende somente do projeto de construção, cargo de geólogos, engenheiros e arquitetos.

Estou, como geofísico, lavando minhas mãos pois, no Brazil, os geofísicos não participam dos projetos construtivos... Tão pouco das execuções de obras, como deveria ser feito!

Esqueci! Políticos também participam dos projetos construtivos! E Administradoes e Economistas também... Então, no Brasil, temos mais pessoas que não entendem Nada sobre o assunto construção civil, obras de grande porte e substrato terrestre do que os que efetivamente sabem algo!

O mesmo com agricultura... Poderíamos utilizar geofísica, geologia ou a geografia juntamente com a agronomia para identificar o tipo de rocha geradora de solo e o fluxo de água subterrânea, por exemplo, identificanto as correções a serem realizadas no solo (de nutrientes e irrigação) ou classificar a melhor cultura para determinado solo, explorando melhor do que simplesmente desmatando as poucas florestas existentes! Isso se chama agricultura de precisão... Coisa que a Europa já conhece faz tempo!

Isso só pra citar alguns usos da geofísica que são totalmente ignorados no Brasil... País que quer se desenvolver e o faz do pior modo!

Para os que já argumentarão que as utilizações citadas são realizadas com métodos pouco eficazes: acredito que só a utilização pode efetivamente desenvolver o método... A 30 anos um transplante de coração era pouco eficaz, mas a medicina se desenvolveu! O mesmo com a técnologia de carros a álcool!

O Brasil está perdendo a ciência preso a métodos cronstrutivos imbecís e arcáicos, métodos agrícolas degradantes, métodos pedagógicos pouco eficientes e uma imprensa polarisada, emburrecedora, cega e idiota!

Estamos na contramão do mundo perdendo nossos físicos, meteorologistas, engenheiros de minas, pedagogos, geólogos, médicos, odontólogos, químicos...

Se perguntem: o que realmente produzimos? Suco de laranja? Petróleo? Aviões? Tecnologia bancária? Ônibus? Aço? Ou bauxita? O mais importante: O que poderíamos pruduzir?

Temos uma das maiores fábricas de aviões e nossos foguetes explodem antes de decolar!
Temos as maiores mineradoras e compramos produtos feitos fora com nosso aço.
Temos os ônibus e o transporte mais injusto e sem logística das américas (vale lembrar que mudamos os planos do metrô como se fosse a calça de nossos governadores!).
Temos engenheiros e físicos mas o projeto de ums sucata de submarino nuclear que nunca saiu...

Nos prendemos a cotas sociais e não ligamos pra qualidade do ensino... Nosprendemos a bolsas sociais e ainda temos mulheres mortas por seus companheiros, em casa... Os pais reclamam por seu filhos repetirem de ano, mas sequem sabem como é o formato da letra de seus filhos no caderno... Deixam a educação e criação de seus filhos para os professores (Oo) e depois os cobram como se fosse obrigação desses profissionais (ou seria da TV?) realizar a criação...

Mais do que plantar uma árvore... O Brasil precisa de muita conversa! Desliguem a TV e conversem com seus pais, com seus filhos, conversem sobre política e religião, mesmo que descordem, sobre sexo, drogas, rock, pop, doces de merengue e quem é o maior produtor de café do mundo... E porque de tudo isso e de como o mundo está e para onde vamos!

Desculpa por este post revoltado.

Beijos a todos,

Fred.
Share/Bookmark

Um comentário:

Priscila disse...

E esse foi mais um "tapa na cara" daquele que acha que é o bastante fazer 6 anos de engenharia, e assim, se tornar o "o melhor dos melhores"

Vou mandar esse texto pro meu chefe. A se vou.

Aquele beijo e vê se volta logo com as lembrancinhas e com um dia reservado pra contar tudo.