sexta-feira, agosto 27, 2010

Vai e Volta, trens e propaganda política

O bom da gente viajar para fora do Brasil e retornar depois de algum tempo é que temos a certeza de que nada mudou nas terras tupiniquins... é como se não houvesse vontade de mudar (Apesar de todo mundo querer esta mudança!), como se não houvesse vontade "política"/"de quem está no poder" de fazer as coisas melhorarem para todos, uma infeliz constatação!

Para não ficar muito na cara, trazem a morozidade nas mudanças ou nas "melhorias". Para fazer algo ficar minimamente funcional ou confortável ou ágil!

Fui viajar com 107 trens comprados para a CPTM e Metrô (36 para a L8 - Diamante, no questionável contrato de Parceiria Público Privada. No qual a Consessionária tem que trocar os trens obrigatóriamente!), a entrega começando (Creio que 12 já foram entregues para o Metrô e a CPTM, mas não achei o dado pois o Site do ExpansãoSP está fora do ar nesse período eleitoral por ser propaganda de conteúdo político!), mais 34(?) indo para a reforma... quando voltei, nada. Somente mais um na L7 - Rubi (Que ninguém vê por onde anda!)... O caminho direto na L11 - Coral, sem a bendita baldeação em Guaianases, que foi prometida pelo Serra, nem é comentada mais.

Daí, no sábado, estava eu lindo e belo olhando minha Time Line durante a balada e Vejo o seguinte Tweet do Geraldo Alckmin:


Eu respondi:



Oras, querido Alckmin, me explique seu tweet pois, pelo que sei (E eu acompanho o "desenvolvimento" e "modernização" dos transportes em São Paulo), os únicos trens (Noventa e poucos, por coincidência.) já foram comprados em diversos contratos com empresas (CAF, Alston, etc e tal) - já que o caso de amor entre o Governo do Estado com a Alston ficou um pouco estranho para o pessoal da Justiça - e estão sendo entregues aos poucos (Muito mais "aos poucos" do que a população espera!)

O site da CPTM faz referência a 107 novos trens que foram "comprados pelo governo do estado". Só que as contas dos 107 novos trens não é muito bem assim:

12 trens para a Linha 9 da CPTM, que têm 4 carros e por isso serão futuramente contabilizados como 6 trens de 8 carros;
48 trens de 8 carros para a CPTM, sendo 20 para a Linha 7, 20 para a Linha 12 e 8 para a Linha 9, que ainda estão na fase de projeto, e começarão a ser fabricados em breve;
16 trens de 6 carros para a Linha 2 do Metrô-SP;
17 trens de 6 carros para o Metrô-SP, sendo 7 para a Linha 1 e 10 para a Linha 3;
14 trens para a Linha 4 do Metrô-SP, que não foram comprados pelo governo do estado, mas sim pela concessionária ViaQuatro.

Com isso, Totalizam-se 107 novos trens, sendo 47 trens para o Metrô-SP (33 trens se não contarmos a Linha 4) e 60 trens para a CPTM (54 trens se contarmos somente composições de 8 carros ou que ocupam toda a plataforma). Isto é, contando os 12 trens da Linha 9 como 6 trens e excluindo da contagem os 14 trens para a Linha 4, temos um TOTAL de 87 trens, ao invés dos 107. Ainda assim, são muitos trens! Mas não tantos quanto a propaganda nos diz.

Además, o próprio site da CPTM (Aqui no final da página. Ou aqui, arquivo.) diz que para o próximo governo ficará comprado mais 45 outros trens somente para a CPTM (Resta saber se trens de 8 composições!), com início de entrega para 2011. O que totalizaria 99 novos trens para a CPTM nos próximos 4 anos. Essa é a conta do Alckmin? Ou ele vai contrar trens de 8 composições como sendo de 4 composições?

Enfim... promessas... promessas... sabemos o quanto será cumprido disso, não é?

Cabe dizer que não estou atirando pedra no que está sendo feito, só acho que, para 18 anos de CPTM e 16 anos de governo PSDB poder-se-ia ter uma malha de transporte de massa de alta capacidade muito maior. Poderia estar muito melhor do que agora. efetivamente iniciaram a fazer na época do Covas (PITU2020), nos governos Alckmin (PITU 2025) "estagnou" (Foram entregues a Linha 5, em 2002 e cuja construção iniciou em 1998, e estações Chácara Klabin e Imigrantes, e início das obras da Linha 4, em 2004. O que é pouquíssimo em vista dos projetos e cronograma do PITU 2020, que NÃO foi SEGUIDO!) e só foi retomado algo nos últimos três anos e meio, com o Serra (Plano Expansão SP) (Diga-se de passagem, algo nada muito concreto pois os planos mudam de hora em hora, Metrô vira VLT, vira Monotrilho, demora anos para sair algo do papel, vira ExpansãoSP... engaveta-se coisas.)... os Planos mudam de nome a cada novo governante e há 16 anos tudo é feito vagarosamente...

Até.

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