Um dos preceitos da democracia é a alternância de poder e, por isso, gostaria que outro candidato (E outro partido, por consequência.) ganhasse as eleições para Governos Estaduais e Federal. Creio que, somente com isso, poderemos ver realmente a sujeira vindo para a superfície (Ou você acha que não deve ter um monte de maracutaia no governo paulista? Será que existe 100% de um governo íntegro? E o caso da licença ambiental do Expresso Aeroporto? E o caso da Alston? Tudo no segredo de justiça... sei... Se fosse realmente um governo íntegro estamparia no adesivo dos trens novos - que se gabam em mostrar - a seguinte frase "5º Trem Novo! Preço: R$ 35 milhões em 65 vezes pelo BID", não? Pense nisso!). Não estou denunciando os governos que aí estão pelo voto. Só estou sugerindo que quanto mais tempo um mesmo grupo fica no poder, mais se cria um estado viciado e mais brechas para que servidores possam se tornar corruptos.
Daí a Soninha Francine (Sim! Eu votei nela para prefeita, pois se mostrava uma boa opção de mudança, não voto nunca mais!), coordenadora de campanha na internet do José Serra, comentou algo que o Mercadante disse.
"'Problema do metrô de São Paulo é sistêmico', diz Mercadante. Bom mesmo é o metrô de Salvador, o de Fortaleza, o ritmo de expansão do RJ..."Aqui.
Não vou entrar no mérito se as falhas são recorrentes ou não, se há ou não uma razão política para as falhas (Apesar que em 2008 e 2009 não tinha eleição e ocorreram falhas grandes, é só procurar nos jornais!), mas quero analisar a comparação da Soninha e utilizar a lógica matemática para fazer uma continha e obter a Taxa de Expansão Absoluta de alguns metropolitanos, conforme a tabela abaixo:
Metrô | Ano Operação | Extansão (km) | Taxa de Expansão Absoluta (km/ano) |
São Paulo | 1974 | 69 * | 1,92 |
Rio de Janeiro | 1979 | 47 * | 1,52 |
Salvador | Indefinido | 0 * | 0,00 ** |
Fortaleza | 2010 *** | 21,1 *** | 0,00 ** |
Santiago | 1975 | 94,2 * | 2,69 |
Cidade do México | 1969 | 201,4 | 4,91 |
** - Em Obras (?!);
*** - Previsto.
Se for pela Taxa de Expansão Absoluta, os metropolitanos de São Paulo e Rio ficam praticamente empatados! Se realmente se concretizar a previsão do metropolitano de Fortaleza ele ficará, no próximo ano, com uma taxa de 3,52 km/ano já que a empresa foi criada em 2004/2005.
A argumentação do tamanho da cidade, orçamento, quantidade de problemas e desorganização urbana não serve como desculpa para mim. Só usei as duas últimas cidades na tabela para argumentar que estão em países tidos mais "pobres", tem uma série de problemas naturais (O que encarece e dificulta a construção.), passaram por crises políticas e econômicas muito mais turbulentas que o nosso! Tão pouco estou protegendo/justificando os outros metropolitanos! Para mim tudo é muito lerdo, injustificado, questionável e um descaso com a população! Quer argumentar, então use dados corretos ou analise de igual para igual, não no calor da corrida partidária.
Usando a argumentação PSDBista: "Não tá bom... mas está melhorando!"
Melhora para todos,
Fred.
PS: Também poderia ter usado a Buenos Aires (Para colar a comparação do Alckmin durante o debate na Record de que São Paulo é maior que a Argentina.), mas ficaria um pouco injusto para nós pois, apesar do metrô de Buenos Aires ser do princípio do século passado, 1913 (O que daria uma Taxa de expansão de 0,58 km/ano.), eles passaram por Guerra das Malvinas (Aqui ou Aqui. Apesar de eu preferir a versão do Guia do Viajante Independente.), crises econômicas (Aqui ou Aqui.),
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Fontes (Além dos sites próprios dos Metropolitanos):
São Paulo;
Rio de Janeiro;
Salvador;
Fortaleza;
Santiago;
Cid. do México;
Buenos Aires.
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