terça-feira, setembro 14, 2010

São Paulo no foursquare™
... ou como tirar proveito das mídias sociais.

Quase todos no Brasil tem celular (Alguns mais de um aparelho.), tanto que hoje a quantidade de aparelhos móveis é muito maior do que de fixos e caminhamos para um aparelho por habitante (Só em quantidade, não em efetivo. -_-).

O meu primeiro aparelho celular foi um modelo Gradiente que "herdei" da minha mãe (Um Tijolão que nem vibra-call tinha!). Era uma linha antiga da extinta BCP Telecomunicações, hoje Claro (Das primeiras linhas, quando havia uma burocracia no estilo do Plano de Expansão da Telesp S.A., com cadastro de intenção, etc e tal.), logo troquei o aparelho (por um "acidente" que sofreu) por meu primeiro NOKIA, também um tijolo (mas com vibra-call). De lá para a cá a tecnologia aumentou, os tamanhos diminuíram, bom... até chegar o GSM e as novas funcionalidades como fotos e navelação básica na "net" da época... então o GPRS e daí para o EDGE o 3G foi um suspiro!

Hoje os aparelhos estão convergindo com outros eletro-eletrônicos (A recíproca também vale para os eletro-eletrônicos.) e acessam sites, há programas de emails, fotos, música, vídeos, planilhas eletrônicas e editores de textos, TV, Rádio, GPS... E aplicativos que fazem uso dessas funcionalidades.

Para quem já trocou seu pretinho básico por um smartphone (E já foi curioso suficiente para saber o que ele é capaz.) sabe que há muitos aplicativos e coisas "extras" que você pode adicionar ao seu aparelho "basicão". O meu atual (Um NOKIA 5800 XpressMusic.) tem alguns: lanterna, programa de desenho (Que me quebrou um galhão no exterior para escrever algo cujo a minha pronúncia atrapalhava), medidor de ângulos, programa de treinamento, navegador, programa de comunicação. Contudo, um dos que mais uso não possui versão para o Symbian (Sistema operacional da Nokia.), o Foursquare, o que me obriga a utilizá-lo pelo navegador do celular.

Para quem não conhece, o Foursquare é um aplicativo de geolocalização (Não confundir com a Igreja Quadrangular - Foursquare Church - ou com a marca de roupas, Foursquare Outerwear.), integrado a rede social, que permite ao utilizador indicar onde se encontra, procurar por contatos seus que estejam próximo desse local, e ver onde seus contatos estão. O aspecto negativo é não dar a possibilidade de interagir com as pessoas que estão no mesmo lugar/evento e com seus contatos. O aspecto lúdico vem do fato de ser possível acumular distintivos relativos a lugares específicos, como se fossem bottons, broches ou distintivos, chamados BADGES (Sério, lembra aqueles desenhos dos Escoterios que ganham distintivos de honra-ao-mérito.).

Alguns Badges são patrocinados por empresas e meios de comunicação que desejam se divulgar, mas também existem os que são de lugares e cidades (Basicamente nos EUA). O leque de utilização é muito bom, pois possibilita a interação entre os estabelecimentos comerciais ou locais com o usuário/público, o que cria predilação/fidelidade. Em São Paulo já há alguns locais utilizando o Foursquare para interação com seus clientes como uma lojinha na Augusta de comida Árabe que dá um doce quando alguém faz check in (Diz que está no local.), ou algumas lojas da rede Spoleto onde o Mayor (Prefeito = pessoa com mais entradas.) da loja ganha uma "Massa Tradicional" toda sexta-feira.

Por que encaminhei a história até aqui? Porque ontem estava conversando com o Rafa (Meu amigo possuidor de um iPhone e também usuário do foursquare.) sobre as funcionalidades inexploradas do foursquare, e que a Prefeitura de São Paulo poderia cadastrar os lugares/equipamento da cidade (Parques, praças, teatros, centro culturais, bibliotecas, mercados municipais, feiras-livres, etc.) e dar distintivos especiais para quem visita os lugares, fazer promoções, distribuir ingressos ou lugares "vip" para os eventos da cidades, etc (Ela mesma ou em cooperação com o site.). Isso faria com que a população se interessasse mais pela cidade, estimularia o turismo e poderia ser aplicado para outros tipos de mídias sociais, como o orkut e o facebook... fazer contratos com eles para divulgação dos pontos da cidade... aplicativos, etc e tal!

...

E fiquei horas matutando a idéia, até que resolvi fazer uns exemplos de bottons que poderiam ser aplicados às cidade de São Paulo, tanto de maneira séria, como de brincadeira:

Banespa - "Uau! Que vista! Só esperamos que não tenha subido pelas escadas!"

Pico do Jaraguá - "Todos pensam ser a Paulista o ponto mais alto. Que bom que você descobriu que não é! Parabéns e aproveite o ar limpo."

Paulista Fast Food -

Higienópolis - "Cuidado com as calçadas. Olha o campo minado!"

Achiropitta - "Mamma Mia! Traz mais uma macarronada!" (3 check-ins na festa)

Bixiga Brás Móoca - "Orra, meu! Tutti buona genti!" (5 check-ins em festas típicas italianas)

COHAB PARTY - "Pagode, churrasco e cerveja! Uh-HU"

Baladeiro de Plantão - "Tá sempre pronto pra sacudir o esqueleto!" (10 baladas em 30 dias)

Party Everynight - "Super vip ou colunista social?" (20 baladas em 30 dias)

Sunglasses at night - "I wear my sunglasses at night/So I can, So I can/Watch you weave then breathe your story lines"

Tem mais uma infinidade que pensei... mas melhor não colocar aqui.

Mas acha que alguém no Brasil vai se preocupar com isso?

Só se for a iniciativa privada mesmo, infelizmente só se for privada!

Até.
____________________
PS: Em tempo... meu perfil no Foursquare. :P
Share/Bookmark

Nenhum comentário: