Quando minha irmã chegou, resolvi colocar o laptop sobre a mesa da cozinha e fazermos uma Twitcam com a receita, que coloco aqui para verem a bagunça que fizemos.
Costeletas de porco fritas glaçadas*
Rendimento
Para 02 pessoas. Problema: estaríamos em 04 pessoas, então as quantidades foram aumentadas.
REGRA DE OURO DA COZINHA Nº 01: Sempre que precisar aumentar as quantidades, esqueça as quantidades que precisar aumentar!
Ingredientes
- 02 Costeletas de porco (200 g cada), de preferência orgânicas ou caipiras; Problema: aumentamos a quantidade, além disso o livro é americano/europeu, não se encontra costeletas de porco orgânicas num
PaísTerceiromundistaAbençoadoPorDeusEBonitoPorNaturezahipermercado comum! Compramos uma bandeja de costeletas de porco (~ 01 kg). - Óleo de oliva; (SIM! Serve Azeite! ¬¬)
- Sal marinho (WTF!? Pode ser Cisne mesmo?!) e Pimenta-do-reino moída na hora;
- 04 Ramos de sálvia fresca; Problema: Minha irmã
CozinheiraDePrimeriaViagemnão sabia o que era o diabo da sálvia, muito menos eu acho que não encontraríamos ela fresca num hipermercado. Optamos por uma mistura manjericão e salsa com muito azeite! - 01 Limão-siciliano (Opcional); (Vai por mim! É essencial!)
- Purê de maçã, Chutney de manga (?), geléia de damasco ou mel (Para Glaçar). (Optamos pela geléia de damasco!)
Modo de preparo
Pré-cozimento:
Use uma faca afiada para fazer cortes a cada 1 cm ao longo da capa de gordura que permanecer nas costeletas, para ajudar a derretê-la e crestá-la na hora do cozimento.
Esfregue os dois lados das costeletas com óleo de oliva e tempere bem com sal e pimenta-do-reino. Tempere também as tiras de pele. Problema: Como elas já vieram cortadas optamos por um método alternativo, colocando-as em uma assadeira, regando com azeite, sal e limão e deixando um tempo (Enquanto o arroz não ficava pronto e a batata do purê não cozinhava.) para pegar o gosto.
Destaque as
Para cozinhar:
Acomode as
Quando as costeletas estiverem douradas,
Coloque 01 colher (sopa) cheia de purê de maçã (ou outro ingrediente para glaçar) sobre a costeleta (Coloque 01 colher de sopa cheia de geléia de damasco para cada pedaço de costeleta.). Continue virando-as para que fiquem completamente cobertas.
Cozinhe (Em fogo BAIXO!) até formar uma casca maravilhosamente espessa, viscosa e com uma coloração avermelhada.
Transfira as costeletas para um prato e deixe que descansem por 1 ou 2 minutos, espremendo um pouco de suco de limão se quiser suavizar o doce. (DISPENSÁVEL se você estiver morto de fome e salivando só de fazer a receita!)
Para servir
O @JamieOliver sugere servir as "costeletas em um prato, com os torresmos e as folhas crocantes de sálvia", ficando "adorável" com vegetais, uma salada fresca, arroz branco ou purê de batatas.
Nós, já, colocamos as costeletas numa travessa, com o molho (Gostoso!) por cima, arroz branco e purê de batatas com bastante queijo parmesão.
-------------------------------------
*Glaçar - Explicação
Ato de espalhar o glacê sobre os doces ou pincelar geléia ou outros ingredientes, como ovo batido, leite ou mel, para umedecer ou sobre os alimentos para dar-lhe aparência lustrosa e brilhante. (Sabe como chegam as costelas do Outback, brilhantes? Então, igual!)
Até.
2 comentários:
Ué... E ficou gostoso ou não?
Ficou muito bom!
^^
Postar um comentário