(Dá play!)
Muita gente me escreve através do Mochileiros.com, amigos e conhecidos perguntando sobre meu intercâmbio, no Chile, em 2010, dizendo que está interessado em aprender espanhol nas férias, como eu fiz... Bom, aqui vai um relato resumido de como eu fiz (Espero preparar um Passo-A-Passo sobre como escolher um idioma, país, escola, época, cidade, acomodação, etc., mas isso vai demorar um pouco.).
Então, fechei diretamente com a escola Tandem Santiago, na verdade a escola chama-se "Escuela de idiomas Violeta Parra", mas pertenca ao grupo Tandem International. No pacote constava o Transfer (Aeroporto até residência e residência até aeroporto), material didático, acomodação individual em residência universitária, lavanderia e um mês de curso intensivo.
Fechar diretamente com a escola pode te fazer economizar uns bons Reais, mas é preciso estudar caso a caso. Então indico que faça cotações com as empresas de intercâmbio conhecidas e, ao mesmo tempo, envie emails às escolas de idiomas que achar legal. Algumas empresas de intercâmbio disponibilizam em seus sites uma cotação online onde você pode escolher a escola - alguma descrição também é disponível - tipo de acomodação, se quer serviço de despachante, etc., minha dica é anotar os nomes das escolas cujo as empresas de intercâmbio brasileiras tem convênio e enviar email direto para as escolas (O Google ajuda muito nessa hora!).
As empresas de intercâmbio que conheço são: CI, STB, Experimento Intercâmbio e EF são as mais conhecidas, na internet encontrei estas outras: Mundo Afora e Portal do Intercâmbio.
Curti bastante o que fiz e não me arrependi! Por causa do terremoto (FEV/2010), não havia muitos brasileiros nas escolas de espanhol e nos lugares turísticos (Talvez medo!). Na escola haviam poucos brasileiros, eramos 5 e a maioria dos estudantes eram alemães, estadounidenses e orientais. Foi bem legal pois consegui praticar bem o espanhol com os estrangeiros (Quer dizer os não bresileiros.) e os nativos, fugi um pouco dos brasileiros (O que se deve fazer se quer aprender um idioma, realmente!), mas também fiz alguns passeios com eles (Tentando falar o mínimo protuguês!) Estive em Santigo entre os meses de Julho e Agosto.
- O País:
O Chile é um país
É proibido a entrada com produtos de origem animal e vegetal não autorizados (O que pode lhe render uma demorada fila na imigração, uma multa em caso de encontrarem algo na revista das bagagens ou um dor de cabeça/prisão se o que encontrarem for ilícito e vier de seus vizinhos do norte, como Peru e Bolívia.). Não é permitido bebidas alcoólicas nas ruas (Podendo lhe render uma multa, também.)... O Clima varia de muito quente e seco à seco e batendo o queixo (
Os chilenos são um povo muito receptivo, prestativo e alegre! Adoram piadas (Principalmente de argentinos.), futebol, tênis, guerras, política (Mas evite citar o nome do Pinochet!), que tem 11 de setembro uma data tensa e uma rivalidade enorme com argentinos (Sério! Muito mais do que os brasileiros tem dos argentinos!).
- A Escola:
Há algumas escolas de idiomas no Chile, muitas são boas, mas depende muito da escola. O negócio seria encontrar gente que tivesse estudado nas outras, pesquisar o preço nelas e saber como são! A escola Tandem Santiago é pequena, limpa, com um pessoal legal e bem acessível (Próximo ao metrô Salvador e corredor de ônibus.), além de ter muita coisa por perto. O curso é dividido em 4 módulos e eu entrei diretamente (Através da avaliação de nível que fiz via email.) no início do nível 3, após as semanas de curso cheguei ao final do nível.
Tem ótimos professores, as classes são pequenas e eles tiram dúvidas constantemente. Há bastantes atividades gratuitas e pagas, você não é obrigado a participar das atividades extras que não quiser, mas isso implica em não se introzar e não estar disposto a cumprir o que veio fazer, aprender espanhol.
Toda quinta-feira te entregam uma pesquisa sobre os professores e escola para saber sua satisfação (Eles pareceram bem preocupados com avaliação da escola pelos alunos). Os professores avaliam entre eles o seu andamento, sendo assim, você pode ser deslocado de classe para uma mais avançada ou atrasada a qualquer semana. Nas quintas durante a noite há um encontro de aproximadamente duas horas onde conversam com outros alunos em inglês e espanhol, para treino (É uma escola de idiomas, existem cursos para extrangeiros e chilenos.).
Os alunos fazem amizades rápido (Procure fazer amizade com extrangeiros, não brasileiros, para evitar falar português.), daí é fácil formar um grupo de amigos e ir visitar algum lugar, ir para balada/bar, teatro,/cinema, shopping e vinículas.
OBS: é lógico que as aulas dependem dos alunos, quanto mais falam e instigam o professor mais eles darão disciplinas. Eu nunca havia estudado espanhol, só lia notícias pela net e livros. Meu espanhol melhorou bastante, eu não falava nada de espanhol, só lia, e agora já falo, já sei gramática.
- Acomodação:
A residência universitária El Punto é legal, o pessoal é composto em grande parte por brasileiros fazendo intercâmbio nas universidades chilenas (Como USACH, Pontificia Universidad Católica de Chile e Universidad de Chile), mas há pessoas de outros lugares, como espanhóis, americanos, alemães, uruguaios, etc.. É um prédio de tamanho médio com cozinha grande, sala de tv grande e eles disponibilizam internet. Quando voltei pro Brasil estavam iniciando uma reforma na residência, não sei como ela está desde então, haviam uns quartos mais ou menos e outros bons. EU peguei um quarto individual com chuveiro (Veja bem, não é banheiro, é só o chuveiro e a pia dentro do quarto, o vaso é de uso comum e fica no corredor.), que são no quinto andar, os outros quartos que são individuais e compartilhados tem ducha coletiva no corredor, em todos os casos os sanitários são compartilhados. É localizada no próximo ao metrô Quinta Normal.
A limpeza é realizada uma vez por semana (Eu não curtia o modo como era limpo, mas era "limpo"!), no restante, cada um lavava as coisas que usa na cozinha, então fica a seu critério o que fazer e usar. O quartos individuais eram bons e, embora eu tenha dito que "não curtia" o modo como eram limpas as dependências não achei suja, não (Olha que sou meio fresco!). Mas tem o zelador/administrador e qualquer coisa é só reclamar para ele.
Leve cadeado para o locker da cozinha, mas coisas da geladeira sempre acabam sumindo, como em toda república/residência universitária. Você recebe uma cartela de tíquetes para a lavanderia, daí, no dia que acumular roupa você leva lá e busca quando a senhora disser que ficará pronto (Eu não tinha visto que o administrador havia deixado os meus tíquetes no escaninho da entrada com o número do meu quarto. Quando ví, havia um tíquete a menos e tive que pagar com dinheiro pela lavagem das roupas na última semana de estadia. Coisas que universitários!), a lavagem de roupas paga a parte não sai tão cara (Paguei 2000 pesos por sacola de roupa extra).
- Santiago:
Santiago é bem segura (Comparada com os lugares no Brasil.) e fácil de andar, tem alguns problemas como todas as grandes cidades (Seu maior problema são os batedores de carteira, mas isso tem em qualquer lugar do mundo, então tome cuidado por onde anda: ruas escuras, grupos suspeitos, ruas muito movimentadas e transporte público muito cheio pode te tornar uma presa fácil para eles. Acho que isso é o único problema de mais grave de lá.). Fora isso há muitas festas e coisas para fazer na cidade e no seu entorno... se gostar de fotografia, vai tirar ótimas fotos.
Há uma rede muito boa de metrô e ônibus urbanos, os metrôs fecham em torno das 22:50 e abrem por volta das 6:00 (depende da estação), é rápido e com bastante obras artísticas e programação cultural, o sistema de ônibus é muito bom também, contudo, durante o dia você corre o risco de ficar um tempo num congestionamento (Não é coisa muito grande como em São Paulo!), mas os ônibus funcionam durante a noite e várias vezes voltei de balada com eles ou taxis (Durante a madrugada precisa combinar os preços com taxista pois eles colocam o preço lá no alto!).
Você precisa de uma Targeta BIP (Semelhante ao Bilhete Único de São Paulo), faz integração com o metrô e ônibus, senão o pagamento dever ser feito por meio de passagens nos guichês do metrô e direto com o motorista do ônibus. Há diferença nos valores de passagens quanto ao horário - se Baixa, Pico ou Vale - é um modo de distribuir a utilização dos serviços e evitar superlotação, contudo você verá que nos horários de Pico o sistema de transportes é bem cheio (Parecido com São Paulo.).
Há muitas festas e eventos em Santiago, como a Miércoles Po' e a Piojera, que você pode ir com amigos de curso ou residência... Conheci muita gente e fiz bons contatos de brasileiros, chilenos e extrangeiros. \o/
Bom, acho que é isso que me recordo... Espero que tenha ajudado.
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário